Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, como o processo de pactuação de indicadores não é mais coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, a gestão estadual e os municípios gaúchos entenderam ser fundamental seguir pactuando indicadores de relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
Leia também
Primeiras doses e doses de reforços: vacinação contra a Covid-19 segue neste final de semana em Santa MariaEm Santa Maria, número de casos de dengue em investigação ultrapassa 350Dos Prontos-Atendimentos às unidades de saúde: saiba onde estão os pediatras da rede pública de Saúde em Santa Maria
Foram estabelecidas metas estaduais, macrorregionais, regionais e municipais, levando em conta não apenas o Plano Estadual de Saúde e a Programação Anual de Saúde 2022 e 2023. As métricas são particulares, envolvendo números, porcentagens ou taxas, dependendo do indicador. O diretor de Planejamento da Secretaria da Saúde, Cristian Guimarães, destaca a importância da ação:
–Os municípios, ao acompanhar seus indicadores, qualificam a gestão do SUS tomando decisões com base em informações agrupas em âmbito municipal, regional ou macrorregional.
NOVOS INDICADORES
Inserido no Planejamento Regional Integrado (PRI), os novos indicadores vem para contribuir com a organização regional dos serviços e ações no âmbito do Sus. Em parceria com o COSEMS e o Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde analisou mais de cem indicadores, identificando os mais expressivos para serem pactuados.
Para realizar o acompanhamento, uma ferramenta para cadastramento de informações foi desenvolvida a partir do painel Business Intelligence. No caso do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul, ela permitirá aos gestores acompanhar as métricas definidas e atualizar dados.
Confira os indicadores:
Taxa de mortalidade infantilNúmero de casos novos de sífilis congênita em menores de 1 ano de idadeTestagem para HIV nos casos novos de tuberculose notificados no SINAN Razão de Mortalidade Materna – RMM Coeficiente bruto de mortalidade por Aids Número de casos novos de AIDS em menores de 5 anos de idade Razão de exames de mamografia de rastreamento realizados em mulheres de 50 a 69 e população da mesma faixa etária Cobertura vacinal da vacina tríplice viral, primeira dose, para crianças de 01 ano de idade. Índice de Infestação Predial pelo Aedes aegypti Proporção de gravidez na adolescência entre as faixas etárias de 10-19 anos (proporção de nascidos vivos de mulheres entre 10-19 anos) Ações de matriciamento sistemático realizadas por CAPS com equipes de Atenção Básica Índice de internações por Transtornos Mentais e Comportamentais (TMC) Percentual de idosos com registro do procedimento “Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa” Percentual de prevalência de excesso de peso na população adulta do RS Cobertura de acompanhamento das condicionalidades da saúde do Programa Auxílio Brasil População abastecida por Solução Alternativa Coletiva (SAC) com tratamento em relação à população abastecida por SAC Taxa de notificações de agravos relacionados ao trabalho Percentual de óbitos relacionados ao trabalho investigados Percentual de coleta de amostra por RT-PCR (diagnóstico padrão ouro) em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados e óbitos por SRAG Cinco coletas de amostras por semana com RT-PCR (diagnóstico padrão ouro) realizado dos casos de síndrome gripal (SG) atendidos em cada unidades sentinelas (US)
*Com informações da SES